Início » Blog » 50 Maneiras de Motivar Sua Liga de Empreendedorismo

50 Maneiras de Motivar Sua Liga de Empreendedorismo

Este artigo é inspirado no livro: 100 Maneiras de Motivar as Pessoas – Como grandes líderes conseguem excelentes resultados sem estressar sua equipe, de Steve Chandler e Scott Richardson. Os conselhos contidos na obra, foram adaptados para as dicas serem melhor direcionado a realidade das ligas de empreendedorismo.

INTRODUÇÃO

Liderar pessoas sempre será desafiador. Mas há infinitas fontes de inspiração ao longo do processo, pois, pessoas são dotadas de um potencial inesgotável.

Motivação é uma das coisas mais importante, atualmente, para todos da organização. Atuar sem motivação é perder a si mesmo a cada atividade ou cargo ocupado. Precisamos ver sentido nas coisas e ter nossa energia direcionada para isso. Somente assim sentiremos que fazer o que estamos fazendo é enriquecedor. Bora de super conselhos para te ajudar a motivar seu time?

1. Saiba de onde vem a motivação

Motivação é algo intrínseco. Forçá-la a alguém do time é um tiro no próprio pé. É claro que podemos provocar estímulos que acenda a motivação dentro de cada membro da liga, mas tentar controlar diretamente o pessoal mais afasta do que aproxima e gera sentido.

2. Mostre autodisciplina

Ser capaz de direcionar a própria energia e ações em prol dos objetivos não é um dom, é prática. Costumamos nos distanciar do que realmente importa e dos objetivos que traçamos quando não somos autodisciplinados. É importante que essa ferramenta esteja bem desenvolvida no líder, tanto para que este saiba extrair o que há de melhor no time, quanto para os membros da liga saibam a quem recorrer.

3. Sintonize antes de ligar

É impossível motivar alguém que não nos ouve. Por isso, uma das primeiras coisas a ser feitas é conectar-se genuinamente ao time, saber ouvi-los e saber se posicionar, mostrando que você se importa e entende suas necessidades, capacidades, etc. Certifique-se, sempre que possível, se todos estão na mesma conexão.

4. Seja a causa, não o efeito

O time que encara o líder como causa ao invés de efeito, consegue perguntar-se: “O que queremos estimular hoje? O que queremos produzir?”, e avaliar as respostas para essas questões, inspirando os demais a também serem agentes que farão a mudança acontecer.

5. Pare de criticar a liderança

O verdadeiro líder tem o dever de representar a as demais lideranças presentes na organização, e não tentar descredibilizá-la, descreditá-la. Quando nos distanciamos das lideranças e passamos a “alfinetá-las”, contribuímos para que os demais membros sintam que não podem confiar na organização da liga, na forma como o trabalho é conduzido, e passar a enxergar o líder como fraco e imponente. O verdadeiro líder não destrói, apenas constrói e fortalece o que é bom.

6. Uma coisa de cada vez

Isso te ajudará a fazer a coisa certa, da maneira certa. Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo gera medo, adrenalina e ansiedade, contribuindo para que os resultados sejam prejudicados e haja distanciamento do time. Desacelere, e inspire o time a desacelerar. Entender qual o ritmo funciona para que as estratégias traçadas sejam de fato aplicadas e gere a mudança que a liga está buscando, é uma peça-chave para o crescimento da liga.

7. Feedback ontem, hoje, amanhã e sempre!

Comunicação é a base das nossas relações, e o feedback deve estar sempre presente em nossa rotina. O progresso exige feedbacks. Se você não tem o hábito de dar feedback ao seu time, é provável que eles estejam fabricando em suas mentes seus próprios feedbacks, que podem não estar correspondendo a realidade e afetando: os resultados, bem-estar pessoal e grupal, e o crescimento da liga.

8. Beba das ideias do time

Trabalhar com inovação exige também estar sempre aberto à novas ideias, às ideias do time. Dois cérebros ou mais pensam melhor do que um. Quando as pessoas percebem que sua participação em dar ideias é relevante, elas passam a ter cada vez mais o desejo de contribuir e resolver as dores. Valorize as ideias do seu time.

9. Acelere as mudanças

Sabia que se opor às mudanças é uma característica humana natural? Mas precisamos de mudanças se quisermos sobreviver no futuro. Um problema comum é que líderes acabam desacelerando as mudanças quando percebem a resistência do time. FUJA DISSO! Auxilie a equipe a enxergar os impactos positivos da transformação e os inspire a contribuir e agir.

10. Conheça os donos e as vítimas

Você conhece pelo menos uma vítima, e pelo menos um dono. Donos costumam a assumir total responsabilidade pelas tarefas. Já as vítimas se escondem por trás de suas desculpas. É importante conhecer quem é quem, para decidir como conduzirá cada um, de forma a não sobrecarregar o dono e deixar a vítima perdida em suas histórias.

11. Seja inspirador

Liderar na linha de frente implica em assumir risco altíssimos. Porém, é mais motivador ver o líder se expondo e colocando a pele em jogo, do que se escondendo atrás do seu potencial. O time prefere líderes inspiradores do que consertados, corrigidos, engessados. Memorize o que o general Patton dizia: “Há três princípios de liderança: 1) exemplo, 2) exemplo, 3) exemplo.”

12. Exalte o papel do pensamento

Você precisa se assegurar de que as pessoas da liga que você deseja motivar tenham plena consciência do papel do pensamento para seu trabalho e vida como um todo. Nada no mundo tem significado até lhe atribuirmos um, desse modo, indivíduos só se sentem motivados quanto têm pensamentos que os motivam.

13. Fale logo a verdade

Ser verdadeiro implica no respeito que o outro terá em relação a você. Há sempre algo que você pode fazer para resolver o problema que colocaram em sua mesa. Não invente desculpas. Ser verdadeiro também inspirará o time e o motivará.

14. Entenda que estressar-se e importar-se não são a mesma coisa

O estresse não é uma forma útil de motivar o time, na realidade serve mais para inflamá-lo. Ninguém atua bem ou consegue extrair nada de bom se estiver tenso ou estressado. Importar-se genuinamente aproxima o time e melhora seu desempenho.

15. Administre seus superiores

Você já se deparou com uma alta rotatividade da liderança? Isso costuma ser péssimo para o time e organização como um todo. É um desafio com o qual precisamos lidar, mas é necessário nos policiar quanto às críticas que surgem em nosso interior, e adotar uma atitude mais positiva e construtiva ao assumirmos a posição de administrar melhor como lidamos com os “superiores”.

16. Não banque o bombeiro

Pessoas que bancam o bombeiro não lideram, acabam dando espaço ao incêndio e deixando-o decidir por você a direção que a equipe deverá tomar. Às vezes, o líder sequer precisa apagar os incêndios para que o time siga motivado. Desviar do fogo e seguir rumo ao futuro, pode ser uma solução também. Não se limite tanto aos problemas.

17. Entenda o significado de liderar

Isso envolve mais do que saber definir liderança. É sobre ação. Uma habilidade que pode ser aprendida. Líderes que entendem seu papel e como devem motivar o time, entendem que precisam pensar como um herói, trabalhar como um artista, recursar-se a ser comum e celebrar os bons frutos, como propôs Dale Dauten.

18. Não administre pessoas

Pessoas não são administráveis, e líderes que pensam ao contrário costumam a estabelecer relações imatura com o time, fazendo-os com que eles não desenvolvem o senso de dono e tampouco, sintam-se motivados em contribuir.

19. Concentre-se no resultado e não na desculpa

Times devem ser movidos por resultados, afinal, fazemos o que fazemos para gerar algum grau de transformação. Quando trabalhamos em grupo, uma dor comum é parte do time ser produtiva e a outra nem tanto. Já escutamos de vários líderes quão impactante negativamente isso é para os resultados, motivação do time e etc. O que não percebemos é que ficamos presos demais as nossas desculpas e desculpas dos outros, e não focamos nas reais motivações que levarão ao alcance do objetivo esperado.

20. Acompanhe o resultado

Ainda conectado com o ponto anterior: é mais eficiente dispender de tempo com os produtivos, do que os improdutivos, se você deseja motivar e alcançar resultados. Não estou sugerindo deixar de lado os improdutivos, é importante entender suas intenções e no que podem melhorar em sua atuação. Porém, grande parte dos líderes acabam focando tanto nos não produtivos, que esquecem de quem está assumindo o posto na linha de frente e mais ativo na busca do crescimento do time.

21. Crie um jogo

Se quiser ser um líder motivador, mostre ao seu pessoal que a vida é um jogo e não uma batalha. O time se envolverá mais profundamente! A dinâmica de um jogo consiste em colaboração, participação ativa, feedback, acompanhamento dos resultados, estabelecimento de metas, treinamento consistente e escolha pessoal. Se conseguirmos implementar as estratégias de jogos na gestão do time, os resultados serão surpreendentes.

22. Determine seu propósito

Saber qual é o seu propósito, o propósito de cada um do time e o propósito maior que diz respeito a organização dá sentido ao que está sendo feito. As pessoas saberão onde estão, e onde querem chegar e caso desviem do caminho, saberão para onde precisam voltar. O propósito, portanto, é um norteador.

23. Atente para o potencial

Se inspire nos líderes que te motivam e busque aplicar diariamente aquilo que eles ensinam. Focar em seu potencial, e desenvolver-se constantemente fará com que o time veja seu trabalho de outra forma, e consequentemente se inspirarão também em você.

24. Faça a equipe se responsabilizar por suas tarefas

Ter responsabilidade é inerente ao trabalho. Poucos acham que pessoas gostam de tê-las, mas na verdade o time gosta, contribuir é natural da nossa espécie. O que precisa ser feito para reforçar a responsabilidade de forma eficiente é fazer da maneira certa, através de uma abordagem que inspire, como: elogie a galera da liga pelo que ela já faz de bom, liste os pontos fortes que você percebe, dê exemplos de melhorar o que precisa, exponha como você confia no trabalho do time e quais são as responsabilidades que você espera que cada um assuma. Saiba ouvir também.

25. Alimente seu ego saudável

Alimente sua autoconfiança. Nathaniel Braden, em Auto-estima no trabalho, colocou: “Uma pessoa que não se sente merecedora de realização e sucesso provavelmente não irá inspirar altas aspirações nos outros”.

26. Selecione os motivados

Parece simples, mas a melhor maneira de colaborador para um trabalho em equipe motivador é desde o recrutamento e seleção, analisar quais pessoas são realmente motivadas naquilo que fazem. Evite perguntas previsíveis, surpreenda-o e analise como o entrevistado se posiciona, fala e reage. Motivados gostam de assumir desafios e se saem bem nisso.

27. Pare de falar

Em qualquer contato com as pessoas, seja na seleção ou dia a dia, é preciso instigar o time a propor ideias, assumir o senso de dono. Se somente você, líder, falar, não haverá conversa, e sim monólogo e dificilmente as pessoas se sentirão conectadas com aquilo que elas sequer contribuíram para acontecer.

28. Recuse-se a aceitar a limitação alheia

O time pode até desacreditar que são capazes de fazer coisas incríveis. Porém, você como líder JAMAIS deve cometer esse mesmo erro. Mostrar ao time que eles podem realizar muito mais do que acham deve ser uma habilidade bem desenvolvida no líder.

29. Às vezes bonzinho, às vezes durão

É preciso equilibrar esses dois lados. Nada de ser 8 ou 80. O time precisa de compreensão, tato e diálogo. Porém, as vezes será necessário que você conduza o time com mais firmeza, sempre respeitando todos e prezando por um bom clima, mas mantendo o foco no que precisa ser feito.

30. Não enlouqueça

Você não precisa dar conta de tudo. Imagina quão caótico é para o time e desmotivador é ter um líder que não confia as tarefas para sua equipe. Além deles não terem a oportunidade de se desenvolver você ficará uma pilha.

31. Chega de paparicar

Não é disso que você precisa para conquistar a estima dos outros. O verdadeiro líder busca primeiro ser respeitado, e entende preza pela liderança pautada em aspectos sérios, responsáveis, transparentes e impessoais.

32. Faça primeiro o pior

A organização e priorização começa por você. Líderes lidam com dezenas de desafios e você não precisa ficar assustado com isso. Priorize o que você vai resolver agora, de preferência o desafio mais complexo, assim não correrá o risco de fugir ou deixar pra depois, fazendo com que um desafio torne-se uma bola de neve. Líderes que não sabem priorizar o mais importante, costumam a transparecer sobrecarga e desmotivação.

33. Aprenda a experimentar

Já concordamos que pessoas costumam a resistir a mudanças. Mas já parou para pensar que você pode propor experimentações para que as mudanças ocorram ao invés de impô-las? Há mais chances de o time mostrar-se aberto e motivado se for proposto experimentações e se estas forem monitoradas corretamente, com feedbacks constantes e apoio ao time, por exemplo.

34. Comunique-se constantemente

Times com baixo grau de comunicação entre si costumam a ser desconectados na esfera pessoal e profissional. Comunicação deve estar em seu DNA, é a base de nossas relações. Nada mais motivador do que falar, ser ouvido, acolhido e compreendido. ALINHAMENTO é um dos segredos para a motivação e alcance dos resultados.

35. Pontue o desempenho

Consegue se imaginar em um jogo cuja forma de pontuação você não conhece? Seria um pesadelo, você jamais saberia no que está acertando e o que precisa melhorar. Pontuar o desempenho direciona os esforços do time, eles precisam saber onde estavam, estão e onde podem e querem chegar.

36. Priorize o fundamental

Com grandes volumes de demanda, as vezes ficamos assustados, sem saber o que fazer. Um erro comum cometido por muitos líderes é fazer o time acelerar para fazer TUDO o que aparecer como demanda. Isso cansa! Sem contar na queda de qualidade que a correria traz. Oriente seu time a focar na qualidade, não quantidade.

37. Motive fazendo

É motivador quando vemos nossos líderes colocando a mão na massa junto com o time. Isso, além de aumentar sua auto-estima, eleva a confiança e admiração que o grupo tem por você.

38. Conheça os pontos fortes da sua equipe

E por falar em auto-estima, o líder que conhece os pontos fortes de cada membro do seu time e instiga que seus membros agreguem valor ao seu trabalho, potencialização não só sua auto-estima, como motivação. Todos temos fraquezas, mas pessoas costumam a ser também um poço imenso de qualidades que enriquecem o trabalho.

39. Debata consigo mesmo

E instigue o time a fazer o mesmo. Quando questionamento nossas próprias ideias, alcançamos outros níveis de pensamentos. Se não questionamentos nossos pensamentos, essencialmente os negativos, como : “meu trabalho é um pesadelo!”, “essa entrega é impossível!”; costumamos a bloquear nosso potencial e ficar na zona de conforto.

40. Lidere com a linguagem

O time anda desmotivado e pessimista? Já pensou em usar uma linguagem positiva e ver o que acontece? As palavras possuem significados, e são tão poderosas que formam pensamentos e criam coisas reais em nossa realidade. Adotar uma linguagem positiva pode, por exemplo, gerar: menor rotatividade de pessoal, menor índice de faltas, maior disposição e moral elevador e maior produtividade.

41. Use o reforço positivo

O reforço positivo vende a crítica. Esse ato consiste no fortalecimento de uma resposta, ou estímulo acrescentando ao indivíduo, que gera maior senso de contribuição do indivíduo, justamente por ele s

42. Viva e ensine o poder do NÃO

Quando aceitamos tudo o que nos é pedido, sem antes analisar se estremos confortáveis em realizar determinada tarefa ou te teremos tempo, caímos na armadilha da sobrecarga, e isso desmotiva. Valorize o seu tempo, o do seu time e um ritmo de trabalho saudável. Use o poder do NÃO, quando necessário.

43. Estimule a equipe a interagir com o ecossistema

Conexões é o que nos move. Líderes devem estimular o time a interagir com todos os atores do ecossistema, isso enriquece e abre porta para diversos benefícios para a liga que certamente as motivará.

44. Aproveite a melhor hora para o maior desafio

Nem sempre quando os desafios surgem, você líder e o time estão na melhor hora. Acontece comigo também. Lembra do poder do NÃO que citei há pouco? Às vezes será necessário usar o poder do “Espera um pouco”, para que você e o time realizem o desafio que surgiu na melhor hora. Ou seja, sempre que possível, avalie se pode combinar seu melhor período biológico (emocional, físico e mental) e o do time, para estarem 100% preparados.

45. Use bem os 10 minutos!

O tempo é corrido, mas o time precisa de você! E que maravilha não sabem que há uma equipe que precisa da sua força e entregas. Estamos sempre em relação de troca com o time. Por isso, que tal usar aqueles 10 minutinhos que achamos que não dá para fazer nada, mas usá-lo de forma inteligente? Pode ser que você não consiga fazer tudo o que você e o time precisam nesse curto espaço de tempo, mas você já terá dado o primeiro passo e o que tiver ficado pendente pode ser encaixado nos próximos 10 minutinhos livres que surgirem. O importante é usar o tempo de forma inteligente.

46. Saiba o que quer plantar

Aquilo que você e o time se concentram, CRESCE! Mudar a perspectiva de sempre focar em obstáculos e mirar no sucesso, expandirá seu mindset e será mais claro e motivador trabalhar em prol do sucesso, e não para apenas ficar passando por obstáculos. O foco nos desafios e derrotas temporárias pode cegar o time deixando-os cansados e desmotivados. Positividade sempre.

47. Não ponha seu coração de lado.

O renomado professor Lance Secretan, autor de mais de 10 livros sobre liderança, resume a relação de liderança e coração na seguinte frase: “Liderança é menos sobre técnica e métodos e mais sobre abrir o coração. Liderança tem a ver com inspiração – para si próprio e para os outros. A grande liderança diz respeito a experiências humanas, não a processos. Liderança não é uma fórmula ou um programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em conta o coração dos outros.”

48. Ensine a equipe a eliminar pendências

William James, um psicólogo e filósofo americano, disse: “Nada é tão fatigante quanto a eterna pendência de uma tarefa não concluída”. E de fato, pendências desmotivam qualquer um, principalmente quando é uma tarefa pendente por falta de tempo, energia e recursos. Então, ensinar e estar com o time auxiliando para resolver isso, é fundamental. Ajude o grupo a concluir as pendências e a motivação deles o surpreenderá.

49. Aplique matemática em sua abordagem

Parece complicado, não é mais simples do que achamos. As vezes, em palavras, nossas ideias não são tão claras. Mas se colocarmos em forma de uma equação simples, visualmente a mensagem pode ser mais impactante para o time. Um exemplo que os autores do livro que inspirou esse artigo, usaram: “Quando se é + [positivo], soma-se algo a qualquer conversa ou reunião (…) Quando se é – (negativo), subtrai-se algo da conversa ou qualquer relação (…) É simples matemática. É a lei do universo: positivo soma, negativo subtrai.”

50. Participe

Verdadeiros líderes não esperam que a empresa lhes dê algo de bom para seguir. Eles tomam a iniciativa, assumem a liderança, participam, protegem sua saúde mental, são exemplos positivos. Isso motivará os outros.

E aí, líderes, curtiram essas dicas e reflexões? Como puderam ver, usei apenas 50 dos 100 conselhos que o livro: “100 Maneiras de Motivas as Pessoas – Como grandes líderes conseguem excelentes resultados sem estressar sua equipe” propõe. Querem parte 2 desse artigo com os outros 50 conselhos? Fala com a gente para sabermos.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.