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Inovação: como dar a largada?

inovação como dar a largada

Inovação: como dar a largada? Muitas vezes as empresas e pessoas no geral querem inovar, mas não sabem por onde começar. Este artigo te mostra alguns princípios e caminhos para começar na inovação. Quando imaginamos em iniciar uma carreira em inovação, abrir um negócio inovador, uma startup disruptiva ou simplesmente começar a praticar a inovação ficamos com a seguinte pergunta na cabeça: “Por onde eu devo começar a inovar?”. Este artigo propõe responder este questionamento.

Introdução

Quando você pensa em inovação a primeira coisa que você deve lembrar é que toda a inovação parte de um princípio, seja ele um modelo de negócio já existente, uma ideia que já foi explorada ou um produto que já existe. De certa forma, quando você inova você está criando algo a partir de outro algo. Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é organizar as ideias já existentes que servirão como base para sua ideia inovadora.

Proteja os seus recursos

Um dos recursos mais importantes de serem protegidos são os recursos inovadores, sejam eles ideias, produtos, processos, modelos de negócio, etc. Com isso, quando você tiver modelado sua inovação é importante protegê-la, ou seja, você não deve sair por ai divulgando, fazendo marketing se não há uma patente do seu produto por exemplo.

Obviamente, você não deve se prender à isso em certas ocasiões, pois, se você não falar com ninguém sobre o seu produto obviamente ele não se desenvolverá. É necessário apresentar, mesmo que ainda seja somente uma ideia, para os demais integrantes da sua equipe e testar a sua ideia até mesmo com os clientes, mas não é necessário já de cara sair colocando seu produto no seu site ou nos seus matérias de marketing, pois assim você estará dando de bandeja as suas ideias para os seus concorrentes saírem na sua frente. Faça esse tipo de coisa quando sua ideia já estiver mais madura e se for possível patenteá-la melhor ainda. Mas sabemos que em certas ocasiões você não conseguirá patentear o seu produto, por exemplo em casos de softwares, onde a questão de patentes tem um buraco um pouco mais embaixo do que uma patente de um produto farmacêutico por exemplo.

O processo de criar uma startup de inovação 

Quando você fala de criar um modelo de negócio para uma startup de inovação o processo de modelagem da empresa pode ser compreendido como muito similar com a modelagem de qualquer outra empresa bem estruturada.

Nesse sentido é importante que você use por exemplo o Business Model Canvas para estruturar todas as partes da sua empresa, por exemplo:

  • Quais são os seus segmentos de clientes que irão usufruir da sua inovação, quais são as características deles, dores, ambições, como que o seu produto irão sanar essas dores e fazê-los atingir essas ambições?
  • Como que você irá se relacionar com os seus clientes? Quais serão os canais? Você ira somente fazer pitchs para clientes de empresas? Você venderá para pessoas físicas? Quais serão os canais de marketing que serão utilizados?
  • Como que você irá distribuir o seu produto? Ele será uma plataforma online? Vai ser um app que a pessoa precisará baixar na App Store? Ou será um produto físico que será enviado via Sede para a casa do seu cliente?
  • Qual é o valor que você está entregando para o seu cliente. Veja que este ponto se relaciona com o ponto de segmentação do cliente, como que o seu produto sanará as dores e ajudará o mesmo a atingir suas metas de médio e longo prazo?
  • Quais são as atividades e recursos-chave que você precisa para fazer e entregar o seu produto inovador? Você precisa desenvolver o código do seu produto? Ter um site? Ter um vendedor? Pense no essencial para lançar um produto mínimo viável no momento, não precisa ser algo muito grande, até porque, quanto maior for mais difícil será de  mudar depois e vai por mim, você precisará mudá-lo depois, a não ser que você seja muito sortudo (a) e acerte de primeira.
  • Quais são os seus parceiros chave? Você precisará de uma parceria com outras empresas? Precisara de um fornecedor chave?
  • Qual será o fluxo de caixa para manter esse negócio em pré, mapeio em um cenário de um ano quanto que você precisará gastar e quanto que você precisá vender para manter o negócio operando dentro de um período mínimo de um ano.

Perceba que as tarefas são as mesmas de se você fosse abrir qualquer negócio, a diferença é que você deve deixar um norte bem claro de ser inovador, sua cabeça deve operar nesse sentido.

Mas você deve estar se perguntando: “Mas se eu quiser somente lançar um produto novo ou ser mais inovador na empresa em que eu trabalho?”. Acredite, se você responder essas peguntas acima você irá conseguir estruturar muito melhor seu projeto, mesmo que não signifique criar uma empresa nova. Então abre o Miro e crie o seu modelo agora mesmo.

Como saber quais são as melhores tendências em inovação?

Bem, agora que você saber que precisará mapear um modelo de negócio para conseguir levantar seu projeto, negócio, processos ou qualquer outra atividade inovadora, você deve saber para onde deve ir, qual é o norte de inovação que você quer? Você vai tentar inovar em Inteligência Artificial ou irá tentar criar uma Helth Tech? Isso é crucial e esse momento deve ser olhado com cautela.

Para isso eu penso em dois caminhos que podem ser sugestões legais de como fazer uma escolha racional e embasada do seu norte. A primeira é usar a Gartner Hype Cycle para verificar tendências com aderência no mercado e a segundo é observar o que outras startups inovadoras andam fazendo. Vamos começar pela primeira linha.

Como utilizar a Gartner Hype Cycle para inovação

Se você conhece a Gartner dispensa apresentações e você pode pular esta parte, mas se não conhece aqui vai uma introdução. A Gartner é uma empresa gigantesca de consultoria que analisa o mercado de diversas maneiras e ela constantemente pública uma pesquisa onde mostra quais são as principais tendências tecnológicas e inovadores. Além disso, eles tem a cautela de analisar quais são as tecnologias com maior aderência no mercado, pois de nada adianta você pensar em algo super inovador que o custo fica tão lá em cima que ninguém do mercado terá condições de comprar, nem se ele quiser muito, dou até um exemplo pessoal.

Há alguns meses na empresa de inteligência artificial em que eu trabalho, um órgão público nos procurou querendo desenvolver uma solução iria atender ligações telefônicas de maneira automática para que os cidadãos pudessem denunciar crimes falando um robô de inteligência artificial por vós, sensacional a ideia, ficamos super animados. Até porque, já temos a IA desenvolvida, mas ela funciona por texto escrito no computador, para transformar isso em vós precisaríamos desenvolver um novo produto que transformasse o texto escrito em uma vós natural e conseguir também transcrever o que o ser humano falasse em um texto escrito no computador processado na nossa IA. O que descobrimos? Descobrimos que conseguiríamos fazer, levaria mais de seis meses e custaria na casa de milhões, resultado? O cliente desistiu da compra.

Considerando a história acima, é muito importante você selecionar uma inovação que você conseguira entregar e vender para alguém de uma forma minimamente possível, como eu já disse, de nada adianta desenvolver algo super mega blaster e no fim ninguém conseguir comprar. Então estude muito bem o Gartner Hype Cycle e tire ireis do papel baseado nele. 

Como analisar outras startups inovadores

Pois bem! vamos considerar que você já analisou o Gartner Hype Cycle e agora sabe que o seu setor é Blockchain aplicado à governos. Com isso! um segundo passo bem legal que você pode fazer é analisar quais são as outras empresas que já estão trabalhando com isso. Acredite, você pode achar sua ideia muito exclusiva e pensar que só você teve essa brilhante ideia, mas vai por mim, alguém nesse mundo já tá batendo a cabeça para conseguir deslanchar isso no mercado antes de você, então corra para aprender com essas pessoas. 

Com isso eu recomendo que você faça um processo estruturado de benchmarking para estudar todas as principais empresas do mundo que estão trabalhando com isso, via lá no Google, digite: “Blockchain in government” e selecione os links de empresa que encontrar vá no Crunchbase (uma plataforma com informações de diversas empresas no mercado mundial) e procure empresas desse setor).

Aqui eu recomendo que você faça um processo de benchmarketing estruturado, isso daria outro estudo aqui, mas vou te mostrar alguns passos essenciais para você ter um norte:

  • Mapeie 10-15 empresas principais no seu setor de inovação
  • Anote tudo que você encontrar sobre eles, principalmente sobre o produto
  • Tente rotular o que você anotou com palavras-chave
  • Agora, coloque em uma tabela, na primeira coluna o nome das empresas e nas demais colunas coloque os rótulos de palavras-chave que mais se repetiu
  • Agora vá colocando um “check” nos rótulos para cada uma das empresas

Pronto, agora você pelo menos tem um norte de quais são as principais funcionalidades dos produtos dessas empresas que você selecionou, isso vai te possibilitar saber por onde caminhar para desenvolver o seu produto

Conclusões sobre como começar em inovação

Aqui você aprendeu que por mais que você queira inovar dentro de uma empresa que já exista ou em uma empresa totalmente diferente e nova, que você está tirando do papel, é legal que você desenvolva um modelo de negócio para sua ideia. E para desenvolver esse modelo de negócio é crucial que você saiba qual é o seu norte inovador, para isso você pode usar o Gartner Hype Cycle e selecionar as inovações que tem mais aderência no mercado que você deseja.

Por fim, a última recomendação é fazer um benchmarking no mercado usando o que você achar no Google no setor em que você escolheu e usar o Crunchbase para encontrar e estudar concorrentes já existentes. Espero que você tenha gostado do material apresentado aqui e te convido a se inscrever na nossa newsletter para receber futuras publicações. Até mais.

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